2020 foi um ano atípico para todos os setores. Todo mundo precisou reinventar seu negócio para sobreviver. E quando pensamos em tendências, tivemos que voltar a atenção muito mais para o macro do negócio do que apenas novas invenções gastronômicas.
Tecnologia passou a ser o ingrediente principal, porém o contato humano mesmo que longe também faz grande diferença no negócio.
Desafios de como apresentar no delivery o mesmo alimento que se apresenta no restaurante tiveram que ser superados.
Aqui vão algumas percepções para o mercado de Food Service em 2021:
Setor mais enxuto – Sim, só os fortes estão conseguindo passar por essa crise.
Delivery consolidado – O que era diferencial, tornou-se essencial. Foi e é um instrumento para conectar consumidores e restaurantes.
Refeições veganas e especiais – Existe cada vez mais público para este tipo de refeição no delivery e também refeições especiais para pessoas com intolerâncias.
Qualidade com menos estrelas – Menos sofisticação e uma maior viabilização de pratos de alta qualidade.
Segurança e Higiene alimentar – Com o delivery em alta, cada vez mais será exigido uma segurança alimentar, nos ingredientes, pratos e embalagens.
Dark Kitchen – Restaurantes que trabalham apenas com a entrega, tem uma economia de custo com espaço e funcionários e um ganho igual no delivery.
Experiencia Omnichannel – A experiencia de pedir, pagar e chegar na residência tudo de forma digital é cada vez mais consolidada, em 2021 o digital vai se aprimorar cada vez mais, em questão de tempo, interações, reclamações. Cada vez mais fácil e sem contato.