Qual a melhor solução de material para embalagens?

O plástico e o isopor são derivados de petróleo, enquanto o papel cartão é feito a partir da celulose das árvores. Dentre essas opções a melhor é o papel cartão. Desde a origem, ele leva vantagem por ser feito a partir de uma fonte renovável. Já o isopor e o plástico vêm de recursos finitos. Além disso, é preciso gastar muita energia para extrair petróleo.

Se os três fossem simplesmente jogados no lixo, o papel cartão levaria vantagem por ser biodegradável. Já o isopor tem uma persistência muito longa no ambiente. Estima-se que ele leve de 100 a 400 anos para se decompor. Todo ano, 15 mil toneladas de isopor vão parar no lixo no país, segundo a Associação Brasileira do Poliestireno Expandido.

A principal vantagem do papelão é o processo de reciclagem. O problema é que as pessoas não sabem que o isopor é reciclável, o que acaba inviabilizando o negócio pela pequena quantidade. Mesmo sendo 100% reciclável, o isopor tem a desvantagem de ser extremamente leve e volumoso: mais de 95% do material é ar. Em contrapartida 80% do papelão é reciclado no Brasil.

Então, se você usa embalagens no seu negócio, você é um agente responsável pelo meio ambiente, quando utiliza de papel cartão você está ajudando o mundo a tornar-se um lugar economicamente mais sustentável. Pense nisso!

Deixe um comentário

ÚLTIMAS DO BLOG

POR QUE INVESTIR EM EMBALAGENS SUSTENTÁVEIS?

postado em 11 de janeiro de 2022


BENEFÍCIOS DAS BARREIRAS SELÁVEIS

postado em 27 de setembro de 2021